ARTIGOS





O Chamado de Atos - 3


ATOS 1:8 - mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Jerusalém, Judeia, Samaria e os confins da terra não são apenas lugares geográficos, mas são lugares de conexão espiritual. São estações e tempos designados por Deus. Cada lugar desse representa um estágio no projeto de Deus para a humanidade.
JERUSALÉM: O avivamento em Jerusalém começou com a descida do Espírito Santo (Atos 2:1-4). Os apóstolos estavam presentes em todos os momentos (Atos 8:1).
JUDEIA: O avivamento na Judeia começou com a pregação da palavra (Atos 8:4). Foram pessoas anônimas que receberam ativação para esse mover de Deus. Não foram os apóstolos e nem diáconos. Isso quer dizer que todos podem ser usados por Deus para anunciar a palavra de Deus para os familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos.
SAMARIA: O avivamento em Samaria foi conduzido de forma diferente. Em Jerusalém os apóstolos foram os líderes. Na Judeia foram pessoas anônimas e em Samaria foi o Evangelista Felipe (Atos 21:8), que para alguns é o mesmo Felipe que havia sido escolhido para ser diácono (Atos 6:1-6). Só depois que Pedro e João são enviados para liberarem a unção do batismo no Espírito Santo (Atos 8:14-17).
CONFINS DA TERRA
A palavra de Jesus era que os confins da terra fossem alcançados pelos avivamentos que aconteceram em Jerusalém, Judeia e Samaria. O aviamento dos confins da terra teria um pouco ou a somatória de tudo que já estava acontecendo nas outras localidades. Mesmo os apóstolos havendo resistido de irem aos confins da terra, Deus levou Pedro até Cesareia na casa de Cornélio (centurião da coorte chamada italiana). Foi o primeiro gentio, ou seja, não judeu e incircunciso, a se tornar um discípulo de Cristo (Atos capítulo 10).
Quando Pedro retornou para Jerusalém os apóstolos e os líderes começaram a lhe questionar o porquê ele estava se misturando com os gentios (Atos 11:1-4).
Nesse cenário de dúvidas na cabeça dos apóstolos e líderes da igreja em Jerusalém, Deus achou por bem levantar um homem que iria aceitar o desafio de ir até os confins da terra sem discussão teológica ou questionamentos. Jesus resolveu encontrar um novo apóstolo para cumprir o chamado dos confins da terra. O chamado inicial era para os 500 que estavam no Monte das Oliveiras. Depois Jesus precisou de novos apóstolos que fossem aos confins da terra. Aí entra em cena SAULO DE TARSO.
CHAMADO DE PAULO
Saulo, depois chamado de Paulo, tinha um chamado para ir aos confins da terra e pregar para reis e autoridades (Atos 9:15). Paulo seria um influenciador, como de fato foi, havendo ido até César, o imperador romano da época, e muitos da família de César foram salvos (Filipenses 4:22). Ele era o homem preparado para essa missão. Falava hebraico, aramaico, grego e romano. Sua família possuía alguns recursos e desfrutava de posição proeminente na sociedade
MINISTÉRIO DE PAULO (Gálatas 1 e 2):
A trajetória de Paulo foi a seguinte: 1) Ele se encontrou com Jesus no caminho de Damasco (Atos 9:1-6); 2) Ficou algum tempo na Arábia e Damasco (3 anos) - (Gálatas 1:17); 3) Depois desses 3 anos foi para Jerusalém e ficou 15 dias (conheceu somente Pedro e Tiago, irmão de Jesus) - (Gálatas 1:17 e 18); 4) Em seguida voltou para sua terra natal (Tarso na Cilícia) e Síria - (Gálatas 1:21); 5) Barnabé foi até Tarso convidá-lo para ensinar em Antioquia da Síria (Atos 11.25-26); 5) Vai para Jerusalém, por ordem profética, para ajudar os irmãos, depois de 14 anos (Atos 11.27-30, Gálatas 2:1); 6) Voltando de Jerusalém foi que Deus os comissionou (Paulo e Barnabé) para as viagens apostólicas e para fundarem as igrejas. (Atos 13:1-3).
Entre o chamado de Paulo no caminho de Damasco até ele ser enviado para as viagens apostólicas se passaram em torno de 20 anos. Esse foi tempo de aprendizado dele. Foi o tempo de preparo. Precisamos nos preparar para o chamado celestial. Nesse período será testada a nossa obediência em relação a Deus e aos líderes, humildade, caráter e os requisitos exigidos para uma grande obra. Conforme a nossa resposta no tempo da preparação será a responsabilidade que Deus nos dará. Ele avaliará a nossa capacidade. Caso não alcancemos o nível de excelência, em vez de 5 talentos só receberemos 1 (Mateus 25:14-30). Não podemos ser o servo inútil.
Paulo pregou para reis e governantes. Ele foi um influenciador.
Ele pregou para Fêlix (Atos 23:25,26, Atos 24:3Atos 24:27). Marco Antônio Félix governou a província romana da Judeia, entre os anos 52 e 60, na condição de procurador, durante o reinado de Tibério Cláudio César Augusto Germânico. Ele pregou para Festo.
Ele pregou para Festo (Atos 25:12). Pórcio Festo governou a província romana da Judeia, entre os anos de 60 a 62 d. C., na condição de Procurador, durante o reinado de Nero.
Pregou também para Agripa (Atos 26:27,28, Atos 26:32). Herodes Agripa II foi um filho de Herodes Agripa I e Cipros. O imperador Cláudio fez dele tetrarca das províncias de Filipe e Lisânias, com o título de rei. Ele expandiu a cidade de Cesareia de Filipe, e chamou-a de Neronias, para honrar o imperador Nero. Foi diante dele e de sua irmã que Paulo fez sua defesa, em Cesareia.
Por fim Paulo foi até César e pregou para ele e sua família. Vários membros da família de César se convertera (Filipenses 4:22).
INFLUENCIANDO O MUNDO
Em Antioquia os discípulos foram chamados de CRISTÃOS (Atos 11:26), pois eram a imagem de Cristo para as pessoas. Eram influenciadores. Depois em Tessalônica foram acusados de haverem transtornado o mundo: “Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui” (Atos 17:6).
ALVORAÇAR significa “transtornar”; “perturbar”; “virar de cabeça para baixo”.
Os que foram chamados de pequenos Cristos e viraram o mundo de cabeça para baixo foram os seguiram para cumprir a grande missão de ir aos confins da terra. Essas pessoas foram os que chegaram até ao Estado do Amapá.
O seu chamado é pra ser um influenciador, para marcar a vida das pessoas com paz, amor e a presença de Deus. Onde você for a sua presença deve ser um diferencial na vida de outras pessoas. Você é o sal da terra e a luz do mundo. Não aceite menos do que isso em sua vida. Abrace o seu chamado e se prepare para cumprir essa missão com excelência. Deus é contigo para te abençoar.

Destaques




Últimos Artigos




Próximos Eventos