ARTIGOS





VENCENDO O MEDO PARA CONQUISTAR OS 7 MONTES


TEXTO: Salmos 27:1-3
Esse é um salmo de Davi. Ele fala nesse Salmo sobre o medo. Ele é um exemplo de coragem, ousadia e destemor.
O QUE É MEDO?
Davi está falando de pavor, temor, terror e amedrontamento. O medo é provocado por uma ansiedade e insegurança. Quando o medo é patológico e afeta a pessoa no físico, no psicológico e no social, os psicólogos podem diagnosticar a pessoa como portadora de uma fobia.
O aumento do batimento cardíaco, a aceleração da respiração e a contração muscular são algumas das características físicas desencadeadas pelo medo.
ONDE SURGIU O MEDO?
O medo é um sentimento humano e nasceu com o pecado, conforme está em Gênesis 3:10. Eva e Adão tiveram medo e se esconderam de Deus.
SATANÁS É UM GRANDE PROVOCADOR DO MEDO
Satanás trabalhou na mente de Eva e Adão para que eles pecassem. Ele disse para eles que eles seriam igual Deus, só que quando Deus foi ao encontro deles eles tiveram medo e se esconderam.
Satanás faz promessas que não cumpre. Ele é um enganador. Ele se passa por leão (1 Pedro 5:8), mas não é um leão. Ele se transforma até em anjo de luz para enganar os escolhidos (2 Coríntios 11:13-16).
O sentimento do medo é uma grande arma que satanás vai usar para aprisionar o ser humano. Ele sabe que a nossa natureza humana é uma natureza caída é medrosa. Aí ele vai nos provocar mais medo.
AS CONSEQUÊNCIAS DO MEDO
O medo aprisiona. Deixamos de fazer muitas coisas porque temos medo. O medo acovarda e nos paralisa.
Você já deixou de fazer alguma coisa boa por medo?
Qual o seu maior medo?
VENCER O MEDO É UMA BATALHA
Vejam a história de Davi quando enfrentou o gigante Golias. Essa história é um exemplo de como o medo traz derrota e a coragem provoca vitória.
Golias era amedrontador: 1 Samuel 17:4-7
A Bíblia diz que quando todos de Israel, inclusive o rei Saul, viram a imagem de Golias ficaram com medo (1 Samuel 17:11 e 24). Durante 40 dias os hebreus estavam acovardados com o desafio do gigante. Mais do que o gigante físico, os israelitas estavam enfrentando um gigante ainda maior que era o GIGANTE DO MEDO.
DAVI: UM HOMEM DE CORAGEM
Quando ele viu aquela cena, do gigante desafiando o exército de Israel, ele se encheu de coragem. Ele disse: “Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:27). Ele completou: ““Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra o filisteu.” (1 Samuel 17:32).
O rei Saul era o medo em pessoa. Logo ele foi dizendo que Davi não tinha condições de lutar contra um gigante (1 Samuel 17:33).
A VOZ DO MEDO SEMPRE VAI TE DIZER: VOCÊ NÃO PODE DERROTAR O GIGANTE DO MEDO.
Mas Davi disse eu já matei urso e leão e vou vencer (1 Samuel 17:34-35). Devemos ter coragem para dizer: eu vou vencer.
A CORAGEM E A OUSADIA NOS POSICIONA EM LUGARES DE INFLUÊNCIA
Essa história que relata a guerra entre Israel e os filisteus trata de uma disputa por poder território. Quem vencesse a guerra iria dominar sobre o povo derrotado (1 Samuel 17:9).
Para se conquistar território devemos ter coragem. A vitória sobre os montes é para os que tem coragem.
Para que Davi vencesse o gigante ele se preparou lá no deserto. Ele treinou a sua força, quando matou um urso e um leão. Ele treinava como manusear a funda. Ele não foi para a guerra contra o gigante apenas por um impulso, mas ele estava preparado para isso. Por isso que ele tinha autoridade para dizer o que declarou em Salmos 27:1-3.
Prepare-se para as grandes batalhas. Não espere elas chegarem e te alcançarem sem que você tenha se preparado para esse dia. A sua coragem vai estar fundamenta no seu preparo e você vai saber que tem condições derrotar o gigante.
Receba na sua vida as palavras do Apóstolo Paulo: “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Timóteo 1:7). Invista em você, no seu futuro e Deus o abençoe e lhe dê vitória em todas as suas batalhas, em nome de Jesus.

Destaques




Últimos Artigos




Próximos Eventos


27/Jul 18:30

  Seminário de Libertação

Ministério Mar, Rodovia JK, Km 05, Bairro Universidade.

03/Ago 13:34

  Caravana Wave – Conferência em Brasília

Brasília

10/Ago 18:35

  Encontro com Deus em Laranjal do Jari-AP

Mar Jari

24/Ago 18:35

  Encontro com Deus São Paulo-SP

São Paulo